Have an account? Login | New to Lomography? Register | Lab | Current Site:

Jardim das Sensações

Aproveitar uma caminhada no clássico Jardim Botânico Fanchette Rischbieter é algo que não pode faltar para quem vem à Curitiba. Um dos mais belos cartões postais da cidade, inspirado nos jardins franceses, estende seu tapete de flores aos visitantes logo na sua entrada. Com uma vasta área de 278 mil m², abriga um capão de mata atlântica preservada, lindos jardins, um Museu Botânico, Estufas com diversas espécies vegetais nacionais e internacionais, o Espaço Cultural Frans Krajberg e áreas para prática esportiva.

Inaugurado em 1991, o Jardim Botânico de Curitiba é uma homenagem a urbanista Francisca M. Garfunkel Rischbieter, uma das precursoras em planejamento urbano da cidade, considerada a capital ecologia.

O Jardim Botânico é meu ponto turístico favorito na cidade, cheio de belezas e encantos, desperta diferentes sensações em todos os seus espaços. Os visitantes podem deliciar-se olhando as espécies de flores, aspirar o perfume das plantas, sentir a terra e a grama, ouvir o som do vento e da fonte d’água.

No ponto central encontra-se uma grande estufa feita de ferro e vidro com estilo Art-Noveau projetada pelo arquiteto Abrão Assad inspirado no Palácio de Cristal de Londres do século 19. Dentro dela, há plantas características de regiões tropicais e Floresta Atlântica como Caraguatá, Caetê e Palmito. Da grandiosa estufa, ainda, é possível ter uma vista privilegiada dos belos jardins.

Em seu entorno há o Museu Botânico Municipal que conta com um amplo espaço para exposições de flores e plantas, Educação Ambiental, auditório e biblioteca específica para consulta local. Possui um acervo com mais de 300 mil diferentes plantas secas, com todo esse rico material de pesquisa botânica, é considerado um dos maiores herbários do Brasil.

Também não posso esquecer de mencionar a área para prática de atividades físicas, com espaço apropriado para alongamento, caminhada e ginástica, quadras, de futebol, vôlei e tênis e um velódromo, tudo devidamente sinalizado com placas de orientação; sem falar no bistrô e na loja de artesanato e souvenires que é repleta de lembrancinhas desse lugar encantador e inesquecível.

Para saber mais

Esse passeio foi feito pela Jacqueline Deller do blog Gringa Blasé e sua câmera La Sardina. E você também tem algum lugar da sua cidade que quer nosa apresentar?

Mande para nós!

written by tishpolk

1 comment

  1. jeniferricken

    jeniferricken

    O Jardim botânico realmente é um passeio que vale a pena...
    Pela paisagem ou pela infinidade de espaço gramado pra sentar e relaxar um pouco...

    Belo Artigo.... Parabéns!

    over 2 years ago · report as spam

Where is this?

Nearby popular photos – see more

Nearby LomoLocations

  • Barigui Park

    Every city has its own attractions. One of the most visited spots of Curitiba is the Barigui…