Have an account? Login | New to Lomography? Register | Lab | Current Site:

Instituto Tomie Ohtake

Aranha-céus cor-de-rosa na mais cinza das cidades brasileiras. Ruy Ohtake, arquiteto controvertido, é o autor do prédio, fantástico centro cultural com fantásticas exposições e, além disso, filho da pintora nipo-brasileira que da nome ao Instituto.

Foto por xaviru

O Instituto Tomie Ohtake, diz em seu site, tem como proposta apresentar as novas tendências da arte nacional e internacional, além daquelas que são referências nos últimos 50 anos, coincidindo com o período de trabalho da artista plástica que dá nome ao espaço, Tomie Ohtake.

Depois de viver durante um ano perto do prédio eu posso dizer que foi um prazer ver grandes exposições, tão perto de casa e sempre gratuito. Da hora! Lá eu podia ver coleções de cartazes publicitários antigos do bonde de São Paulo, designs de rótulos de cachaça, exposições de fotografia documental de todas as partes do mundo, algumas exposições de arquitetura e outras de arte contemporânea.

Foto por xaviru

Então se você está no bairro de Vila Madalena em São Paulo, não hesite em ir dar uma olhada! Se você tem alguma exposição muito interessante … chegar a até três programas exposições. Se você quiser conferir a programação antes de ir consultem esse link.

Mas o que torna este lugar único não é apenas o conteúdo, então é o continente: um arranha-céu cor-de-rosa no meio da metrópole cinza.

Foto por samuelkim

Obviamente, não todas as pessoas gostam do prédio… Eu o odiava a primeira vez que o vi… realmente ainda não gosto, mas agora eu tinha um olhar de amor cada vez que eu veio. No final das contas é engraçado que uma cidade tao cinza tenha um arranha-céu listrado em preto e cor-de-rosa, dá originalidade ao skyline! E com tantos arranha-céu … pelo menos ele é colorido!

O prédio tem claramente o estilo de seu arquiteto, Ruy Ohtake. Pelo que tenho visto não é muito apreciado pelo resto de arquitetos… Apenas uma vez falamos dele numa aula de história: para dizer que não merecia a pena falar dele. Ruy Ohtake deve pensar que o importante é que o pessoal fale dele e de seus prédios, ainda que seja para falar mal. Eu acredito que os investidores privados devem ser suficientes para um final feliz com a sua carreira de arquitetura. Pessoalmente eu não gosto dos seus prédios, mas são sempre originais e coloridos. Deixo seu site , assim você pode ver outros trabalhos.

Agora estou com pena de ter ido embora da cidade sem ter lomografado mais um pouco o prédio… Mas gosto especialmente de seguinte lomografia. Eu amo dupla exposição que reinterpreta ou reinventa a arquitetura para criar um edifício diferente … E eu acho que com essa imagem o arranha-céu ficou ainda mais psicodélico! Tem também outra dupla exposição de outro lomógrafo que eu acho fantástica!

written by xaviru and translated by xaviru

No comments yet, be the first

Where is this?

Nearby popular photos – see more

Nearby LomoLocations

Read this article in another language

The original version of this article is written in: Spanish.