Have an account? Login | New to Lomography? Register | Lab | Current Site:

Paraty para ti

O lugar que deixa qualquer um de boca aberta, o lugar para qual se vai, não quer ir embora e não vai.

Todo feriado tenho o costume de ir para Ilhabela, onde tenho casa desde pequena. Acontece que nesse ano todas as minhas melhores amigas fizeram 18 anos, e uma delas em especial quis reunir todas as amigas para ir para um lugar diferente que nenhuma de nós tivesse conhecido, Paraty foi o escolhido. No feriado 7 de setembro um grupo de sete meninas chega na famosa cidade histórica Paraty.

A viagem foi longa, pegamos trânsito na estrada, mas chegamos bem, ficamos hospedadas em um hostel na rua da praia do Pontal, não teve melhor lugar para termos ficado, o lugar era bem localizado, barato e muito jovem. Conhecemos pessoas de todos os lugares do mundo, e muitas que tinham ido para passar as férias e ficaram lá durante anos (ainda estão), eu não as culpo, é dificíl não se apaixonar por aquela cidade.

Infelizmente, ou felizmente, o tempo não estava lá essas coisas, não cooperando muito com os nossos passeios pelas praias e cachoeiras, o que fez com que passássemos muito mais tempo na cidade histórica. O tempo que tínhamos para explorar Paraty era pouco mas como ficamos mais tempo na cidade pudemos aproveitar cada centímetro dos lugares.

O museu, em cima da livraria é super recomendável, instalações maravilhosas, com fotos e depoimentos dos moradores da cidade, além de ter pendurado no teto objetos cotidianos desses moradores, como uma colher de pau, um desenho de criança, um ferro de passar antigo, com a história de cada um, eles estão presos por uma fita que você pode puxá-la até que eles fiquem na altura de seus olhos. O ambiente é muito agradável, além da arquitetura colonial do museu, que tem janelas que dão para um pátio interno muito simpático.

Os cafés da cidade são deliciosos, você pode sentar e ficar horas só conversando, e observando as pessoas passarem. As sorveterias são tão gostosas quanto, e as cacharias então, você pode encontrar cachaça de cravo e canela ( a famosa Gabriela ), quanto de banana, e muitas outras super diferentes, além dos deliciosos doces. Come-se muito bem em Paraty, claro que tem os restaurantes mais caros, mas também tem os mais em conta que são tão bons quanto, um muito bom que fui é Margarida café e bar, muito bom mesmo.

A cidade de Paraty é muito cultural e movimentada, tem vários festivais que acontecem lá, como o festival de fotografia Paraty em foco, a FLIP (festa literária internacional de Paraty), Festival da Pinga de Paraty, Festival Internacional de Cinema, o FestPar Festival de Teatro Palco e Rua de Paraty, Festival de Música, Festival da Gastronômia Caiçara entre muitos outros.

Mesmo com o tempo não muito bom, sempre vale a pena fazer um passeio de barco para ver as praias, com o mar verde transparente, e as ilhas particulares com casas maravilhosas, a invejinha morde, mas a gente desculpa, todo mundo já quis pelo menos uma vez na vida ter durante um dia uma ilhazinha particular. Uma ótima pedida para esse tipo de passeio é uma festa na escuna, praia e barco regado de muita música, risadas, alegria, e é claro muita caipirinha.

Mas o melhor de tudo é o mais simples, vá até a feira, compre uma maça do amor, e vá caminhando pela orla até o porto no final da tarde, respirando bem fundo, comendo a maçã e vendo o por do sol, é claro que acompanhada fica melhor.

Paraty se deve visitar pelo menos uma vez por ano, para quem mora mais longe pelo menos, para descansar a cabeça, ver gente bonita e inteligente, escutar música boa, não tem melhor lugar que Paraty.

written by camarques13

No comments yet, be the first

Where is this?

Nearby popular photos – see more

Nearby LomoLocations

  • Paraty: Fish Water

    Considered a National Historical Heritage, Paraty in Rio de Janeiro, Brazil, is one city wor…

  • Paraty em Foco Festival

    There's a party in Paraty! Seriously though, my trip to this small village was amazing - and…