Have an account? Login | New to Lomography? Register | Lab | Current Site:

Tanabata Matsuri – Festival das Estrelas

Você alguma vez na vida fez um pedido às estrelas?

Liberdade, um conhecido reduto oriental no coração de São Paulo, abriga a maior festividade tradicional japonesa no Brasil: Sendai Tanabata Matsuri (Festival das Estrelas), mas por que raios Estrelas se não estamos falando de astrologia nem astronomia? Senta que lá vem a História:

Voltando no tempo, uma estória foi criada e nela havia uma certa princesa Orihime e seu amado Kengyu. Ela, uma excelente tecelã que confeccionava a mais perfeita seda de todo o reino, começou a preocupar o rei por causa de sua excessiva dedicação à sua arte e este ordenou Orihime para que se distraísse com passeios diários pelo reino. Em um desses rolês, ela conheceu o pastor Kengyu e os dois se apaixonaram. Esquecendo-se completamente de seus jobs, a princesa tecelã e o pastor dedicaram todo o tempo para esta paixão e por este motivo foram castigados, sendo transformados em estrelas e separados pela via Láctea. Comovido com a tristeza do casal, o Senhor Celestial permite um único encontro anual entre os dois, num dia de Julho. Em agradecimento à dádiva recebida, o casal atende aos pedidos feitos em papéis coloridos e pendurados em bambus (sassadake). Assim surge a lenda que neste dia as pessoas fazem pedidos e desejos no tanzaku (papeleta colorida) e amarram no bambu para que sejam realizados.

As ruas ficam incríveis, com milhares de papeletas coloridas flutuando ao acaso e com enfeites gigantes e coloridos que com o balanço do vento, temos a impressão de dezenas de cometas cruzando o céu. E a cada pedacinho de papel flutuante, uma memória, desejo ou um recado para alguém que já se foi ou um alguém que está por vir.

written by jorgesato

No comments yet, be the first

Where is this?

Nearby popular photos – see more

Nearby LomoLocations