Have an account? Login | New to Lomography? Register | Lab | Current Site:

Grande Telescópio das Ilhas Canário

No ano 2000, com a chegada do novo milênio, deu-se início o trabalho na ilha de La Palma, nas Ilhas Canário, para a construção do maior telescópio óptico do mundo, o "Grande Tecan".

No ano 2000, com a chegada do novo milênio, deu-se início o trabalho na ilha de La Palma, nas Ilhas Canário, para a construção do maior telescópio óptico do mundo, o “Grande Tecan”. Patrocinado pelo Instituto Astrofísico das Canárias e pelo Governo Espanhol, o telescópio levou mais de 7 anos para ser completado, e mais dois anos até que estivesse 100% operacional. E não é fácil construir um telescópio em uma ilha vulcânica a 2400 metro acima do nível do mar. Especialmente conhecendo seus componentes.

O espelho primário, de 10,4m de diâmetro, é segmentado em 36 partes hexagonais, de apenas 8 polegadas de grossura … mas pesando 450kg cada! No total, o telescópio pesa mais de 16 toneladas, e o material de construção dos espelhos(feitos na Alemanha) é o “Zerodur”, um tipo de cerâmica de vidro que praticamente não sofre alterações com mudanças de temperatura, algo essencial quando se trabalha em altitudes onde a diferença entre dia e noite é de muitos graus celsius, além de que, a superfície polida dos espelhos podem possuir erros de apenas 15 nanometros(0.000015mm), o que significa que se pudessemos aumentar o espelho para que ficasse com o tamanho da península ibérica, nós não teríamos mais que 1mm de erro.

Mas, o mais impressionante de tudo é que o telescópio, somado ao seu domo, pesando mais de 500 toneladas, foram banhados com uma fina camada de lubrificante especial que permite que qualquer um gire o domo inteiro com um empurrãozinho! A verdade, é que, essa espetacular estrutura da engenharia, uma amostra do poder de criatividade do ser humano, nos ajuda a desvendar muitos segredos do universo!

written by sinvertigo and translated by lucasjl

No comments yet, be the first

Where is this?

Nearby popular photos – see more

Nearby LomoLocations

Read this article in another language

The original version of this article is written in: English.