Have an account? Login | New to Lomography? Register | Lab | Current Site:

Fundação Oswaldo Cruz (Rio de Janeiro)

Instituição internacional renomada em ciência e tecnologia aplicada à saúde, orgulho para os brasileiros, a Fundação Oswaldo Cruz também tem seus encantos aos olhos de uma de suas servidoras e lomógrafa amadora...

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vinculada ao Ministério da Saúde, é a mais destacada instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina.

Criada em 25 de maio de 1900 – com o nome de Instituto Soroterápico Federal -, a Fiocruz nasceu com a missão de combater os grandes problemas da saúde pública brasileira. Para isso, moldou-se ao longo de sua história como centro de conhecimento da realidade do País e de valorização da medicina experimental.

Em 1985, Antonio Sergio da Silva Arouca tornou-se presidente da Fiocruz, depois de nove anos atuando como professor da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp), iniciando um amplo processo de revitalização da instituição, sendo por isso homenageado com um escultura em frente ao Pavilhão Mourisco, única edificação neo-mourisca existente no Rio de Janeiro.

A Fiocruz tem sua base fincada num campus de 800.000 m2 no bairro de Manguinhos, Zona Norte do Rio de Janeiro. O acesso se faz pela Avenida Brasil ou pela Avenida Leopoldo Bulhões.

Infelizmente, no entorno desta renomada Instituição, existem diversas comunidades pobres como a Favela de Manguinhos que, apesar de tudo, revelam beleza ao olhos de uma lomógrafa amadora…

Hoje, a instituição abriga atividades que incluem o desenvolvimento de pesquisas; a prestação de serviços hospitalares e ambulatoriais de referência em saúde; a fabricação de vacinas, medicamentos, reagentes e kits de diagnóstico; o ensino e a formação de recursos humanos; a informação e a comunicação em saúde, ciência e tecnologia; o controle da qualidade de produtos e serviços; e a implementação de programas sociais.

No Campus de Manguinhos funcionam nove de suas 15 unidades técnico-científicas e todas as unidades de apoio técnico-administrativas. Uma destas unidades é o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde que além de atuar como referência nacional para as questões científicas e tecnológicas relativas ao controle da qualidade de produtos, ambientes e serviços vinculados à Vigilância Sanitária, possui um moderno conjunto arquitetônico com jardins externos e internos bem cuidados.

Uma inspiração para lomógrafos, a Biblioteca de Manguinhos faz parte de uma unidade técnico-científica da Fiocruz que desenvolve estratégias e executa ações para ampliar o campo da informação científica, da comunicação, da ciência e tecnologia em saúde, visando fortalecer a política de acesso livre ao conhecimento científico no Brasil e em outros países de língua portuguesa.

Através da Diretoria de Administração do Campus (Dirac), a Fiocruz desenvolve vários projetos de proteção ao meio ambiente

Retratamos ainda neste artigo o Museu da Vida, um espaço de integração entre ciência, cultura e sociedade e, por ser vinculado à Fiocruz, reflete a cultura, a missão e o compromisso social da instituição. Seus temas centrais são a vida enquanto objeto do conhecimento, saúde como qualidade de vida e a intervenção do homem sobre a vida.

Uma instituição tão grande, certamente merecerá outro artigo. E talvez com fotos da Spinner 360!!

written by paolacardarelli

No comments yet, be the first

Where is this?

Nearby popular photos – see more

Nearby LomoLocations