This is your last chance to pre-order your Petzval Lens and get the special aperture plates included for free! With estimated delivery in August (or even sooner), don’t miss out on securing your picture perfect portrait lens!

Have an account? Login | New to Lomography? Register | Lab | Current Site:

Câmeras Estereoscópicas

São aquelas que produzem fotos em 3D, e têm estado por aí há um bom tempo. Leia aqui uma breve história e veja o que vem por aí no mundo da fotografia multi-dimensional.

Quantas vezes você já tentou descrever alguma coisa limitado pela sua habilidade de verbalizar as sombras, cores e emoções que sentiu? Com a invenção da fotografia, a habilidade de comunicação avançou com passos de gigante, e desde então temos tentado melhorar a técnica de capturar fotografias, e alguns têm encontrado formas bem interessantes.

A câmera estereoscópica é um exemplo. Ela cria duas imagens da mesma coisa, e quando as imagens são vistas por um visualizador adequado, dá a sensação de que a foto é tridimensional, assim como se você estivesse presente no local em que a foto foi tirada.

Essas câmeras não são novidade, têm estado por aí já há muito tempo. De acordo com o Camerapedia, a primeira foi inventada por volta de 1847. Todas as fotos (exceto as que estão identificadas) são do classic-camera.com.

Câmeras comerciais do tipo se tornaram largamente disponíveis no século XX, com o lançamento da criação de Jules Richard, a Verascope, e a Brownie Hawkeye Stereo da Kodak. A primeira das duas imagens a seguir é da câmera da Kodak.

Durante o século XX, aconteceram dois períodos de crescimento da fotografia estereoscópica. O primeiro foi nos anos 50, com o lançamento do Stereo Realist, e o segundo aconteceu na metade dos anos 80, quando Nimslo e Nashika lançaram suas versões. Esses modelos mais recentes difundiram a impressão lenticular, aquela feita em vários passos, produzindo uma imagem que se move quando inclinamos o papel de um lado para o outro. Seton Rochwite, inventor da câmera estereoscópica realista, pode ser visto na primeira foto a seguir, uma cortesia do Stereoscopy. A Nimslo é vista na segunda foto, graças ao members.bitstream.net.

Finalmente, apareceu uma empresa que produziu o que parece ser uma moderna câmera 3D, de médio formato e que funciona com filme: (foto de 3dstereo.com).

Feita pela 3D-World, essa câmera rende seis imagens estereoscópicas em um rolo de filme 120mm, e pode ser sua pelo precinho de apenas 1.500 dólares.

Acho que uma gambiarra com Kodaks descartáveis faz muito mais o meu tipo.

written by ipdegirl and translated by monamarques

No comments yet, be the first

Read this article in another language

The original version of this article is written in: English.