Have an account? Login | New to Lomography? Register | Lab | Current Site:

Câmeras Estereoscópicas

São aquelas que produzem fotos em 3D, e têm estado por aí há um bom tempo. Leia aqui uma breve história e veja o que vem por aí no mundo da fotografia multi-dimensional.

Quantas vezes você já tentou descrever alguma coisa limitado pela sua habilidade de verbalizar as sombras, cores e emoções que sentiu? Com a invenção da fotografia, a habilidade de comunicação avançou com passos de gigante, e desde então temos tentado melhorar a técnica de capturar fotografias, e alguns têm encontrado formas bem interessantes.

A câmera estereoscópica é um exemplo. Ela cria duas imagens da mesma coisa, e quando as imagens são vistas por um visualizador adequado, dá a sensação de que a foto é tridimensional, assim como se você estivesse presente no local em que a foto foi tirada.

Essas câmeras não são novidade, têm estado por aí já há muito tempo. De acordo com o Camerapedia, a primeira foi inventada por volta de 1847. Todas as fotos (exceto as que estão identificadas) são do classic-camera.com.

Câmeras comerciais do tipo se tornaram largamente disponíveis no século XX, com o lançamento da criação de Jules Richard, a Verascope, e a Brownie Hawkeye Stereo da Kodak. A primeira das duas imagens a seguir é da câmera da Kodak.

Durante o século XX, aconteceram dois períodos de crescimento da fotografia estereoscópica. O primeiro foi nos anos 50, com o lançamento do Stereo Realist, e o segundo aconteceu na metade dos anos 80, quando Nimslo e Nashika lançaram suas versões. Esses modelos mais recentes difundiram a impressão lenticular, aquela feita em vários passos, produzindo uma imagem que se move quando inclinamos o papel de um lado para o outro. Seton Rochwite, inventor da câmera estereoscópica realista, pode ser visto na primeira foto a seguir, uma cortesia do Stereoscopy. A Nimslo é vista na segunda foto, graças ao members.bitstream.net.

Finalmente, apareceu uma empresa que produziu o que parece ser uma moderna câmera 3D, de médio formato e que funciona com filme: (foto de 3dstereo.com).

Feita pela 3D-World, essa câmera rende seis imagens estereoscópicas em um rolo de filme 120mm, e pode ser sua pelo precinho de apenas 1.500 dólares.

Acho que uma gambiarra com Kodaks descartáveis faz muito mais o meu tipo.

written by ipdegirl and translated by monamarques

No comments yet, be the first

Read this article in another language

The original version of this article is written in: English.