Peruada pelo Centro

O que estudantes e perus poderiam fazer no Centro de São Paulo?

Confesso que eu não estava esperando por essas fotos. Assim como na Lomografia, foi algo deliciosamente inesperado, um feliz acidente. Foi estar no lugar certo na hora certa.

Estava eu andando na av. Xavier de Toledo para revelar meus rolos da Holga e da Fisheye e comecei a notar uma música no horizonte. Pessoas vestidas bizarramente engraçadas passavam do meu lado a todo momento.

Deixei meus filmes no Lab e por sorte (e costume) estava com pelo menos 1 câmera analógica na mala e não deu outra: comprei um iso400 e fui em direção ao povo. Aproximando do trio elétrico, percebi que estava rolando a tradicional Peruada da Faculdade SanFran pelas ruas do Centro de São Paulo.

Por que raios “Peruada”? Lá vamos nós para mais um momento cultural. A Peruada é uma das mais antigas tradições cultuadas pelos estudantes da Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Quando exatamente tudo começou, não sei ao certo; mas dizem que em 1948 algumas dezenas de pessoas do Centro Acadêmico decidiram roubar nove perus de raça que tinham sido premiados na Exposição Nacional de Animais do Parque da Água Branca. E dizem mais, não por coincidência, o peru que havia conquistado o primeiro prêmio da exposição pertencia a um professor da faculdade. Já dá pra imaginar a continuação da história…

Voltando ao presente, posso afirmar que o Centro pára para ver o Peru passar. Com direito a trio elétrico, Rita Cadillac, mensagens aos nossos queridos políticos e principalmente, fantasias! Quanto mais bizarra e inusitada, melhor! E com esse bom humor e teores alcoólicos estratosféricos, os estudantes mantém firme e forte essa tradição do Peru.

written by jorgesato on 2010-10-19 in #world #locations #festa-centro-peruada #festival

More Interesting Articles