Tanabata Matsuri – Festival das Estrelas

Você alguma vez na vida fez um pedido às estrelas?

Liberdade, um conhecido reduto oriental no coração de São Paulo, abriga a maior festividade tradicional japonesa no Brasil: Sendai Tanabata Matsuri (Festival das Estrelas), mas por que raios Estrelas se não estamos falando de astrologia nem astronomia? Senta que lá vem a História:

Voltando no tempo, uma estória foi criada e nela havia uma certa princesa Orihime e seu amado Kengyu. Ela, uma excelente tecelã que confeccionava a mais perfeita seda de todo o reino, começou a preocupar o rei por causa de sua excessiva dedicação à sua arte e este ordenou Orihime para que se distraísse com passeios diários pelo reino. Em um desses rolês, ela conheceu o pastor Kengyu e os dois se apaixonaram. Esquecendo-se completamente de seus jobs, a princesa tecelã e o pastor dedicaram todo o tempo para esta paixão e por este motivo foram castigados, sendo transformados em estrelas e separados pela via Láctea. Comovido com a tristeza do casal, o Senhor Celestial permite um único encontro anual entre os dois, num dia de Julho. Em agradecimento à dádiva recebida, o casal atende aos pedidos feitos em papéis coloridos e pendurados em bambus (sassadake). Assim surge a lenda que neste dia as pessoas fazem pedidos e desejos no tanzaku (papeleta colorida) e amarram no bambu para que sejam realizados.

As ruas ficam incríveis, com milhares de papeletas coloridas flutuando ao acaso e com enfeites gigantes e coloridos que com o balanço do vento, temos a impressão de dezenas de cometas cruzando o céu. E a cada pedacinho de papel flutuante, uma memória, desejo ou um recado para alguém que já se foi ou um alguém que está por vir.

written by jorgesato on 2010-09-04 in #world #locations #festival-matsuri-liberdade #festival

More Interesting Articles