Erg, areia do deserto

O Saara é o maior deserto quente do mundo, com 8,5 milhões de quilômetros quadrados. Ele se estende por dez países: Argélia, Egito, Líbia, Mali, Marrocos, Mauritânia, Níger, Sudão, Chade e Tunísia. Saara significa “deserto” em árabe.

O Saara é o maior deserto quente do mundo, com 8,5 milhões de quilômetros quadrados. Ele se estende por dez países: Argélia, Egito, Líbia, Mali, Marrocos, Mauritânia, Níger, Sudão, Chade e Tunísia. Saara significa “deserto” em árabe. Erg é o nome da areia do deserto; é o produto final da erosão de montanhas. A areia cobre 20% da superfície do Saara.

Campos inteiros de areia e dunas tendem a migrar, graças aos ventos, a quilômetros de distância de sua origem. O acúmulo de areia requer um longo período de tempo (foram cerca de 1 milhão de anos para se formar o Saara). Essas fotos foram tiradas nas areias de Ouahrane, perto da cidade de Chinguetti, na Mauritânia.

Há pouca vegetação no Saara: há somente um tipo de árvore – uma espécie de Acácia pontiaguda que fornece sombra providencial para as longas horas quentes e comida para os camelos. Como chegar lá: partindo da França, pegue um avião para Atar, um carro com tração 4×4 (SUV) para Chinguetti e, depois, um passeio com camelos. Só há vôos entre outubro e maio, quando o clima não é tão quente.

written by azurblue on 2010-09-06 in #world #locations

More Interesting Articles