Farol Museu de Santa Marta, Cascais

Situado na baía de Cascais, próximo de Lisboa, o Farol Museu de Santa Marta foi convertido no primeiro museu dedicado aos faróis da costa portuguesa e tornou-se em mais um ponto turístico da vila de Cascais.

As ruínas do Forte de Santa Marta, forte do séc. XVII que era usado para defesa marítima, mantêm-se junto ao Farol que tem o mesmo nome. O novo edifício reproduz uma parede/muro de onde emergem o farol e quatro novos volumes.

O farol mantem as suas funções de sinalização costeira e os outros quatro volumes são usados como espaço de exposição, centro de documentação e cafetaria. Estes espaços propostos situam-se na zona das antigas residências dos faroleiros e plataformas e o muro serve as zonas de serviço. No exterior do museu podemos aceder a diferentes vistas do oceano devido à relação com as diferentes partes do edifício, a plataforma superior oferece uma ampla visão do oceano Atlântico enquanto que a inferior está rodeada de um cenário de formações rochosas.

Este pode ser um lugar interessante para visitar próximo de Lisboa, tanto para apreciar o espaço arquitetônico como desfrutar de um dia cultural e de lazer.

written by sofi-a on 2010-09-02 in #world #locations #portugal #farol-museu-de-santa-marta #cascais #holga #arquitetura

More Interesting Articles