Existe uma arquitetura em SP

A arquitetura de cada cidade conta uma história e reflete identidades únicas incapazes de serem confundidas ou copiadas. São Paulo espelha uma essência criativa que flui em todo o seu espaço. Alguns edifícios denotam-se como marcos de referência ou meras obras de arte.

Credits: -alia-

São Paulo é uma cidade que respira arte e cultura. Não há melhor modo de retratar uma cidade do que por uma arte por excelência: Arquitetura. Uma luta amigável criando como que uma dança cativante entre a natureza e a construção, o verde e o concreto. Um contraste harmonioso que define o encanto do espaço.

As seguintes obras são meros exemplos do que de mais fantástico podemos encontrar, alguns pontos quentes que fervem nas mais diversas áreas da cidade e transportam o nome da própria, e do país, para o resto do mundo.

Credits: -alia-

Auditório Ibirapuera

Com o objetivo de marcar as comemorações do IV centenário da cidade, várias iniciativas foram organizadas. Coube ao arquiteto brasileiro de maior projeção, Oscar Niemeyer, a responsabilidade pelo projeto arquitetônico elaborado nos anos 50 para o parque de Ibirapuera. O auditório Ibirapuera é talvez o maior ícone deste conjunto. É capaz de albergar 800 pessoas tendo a capacidade de aumentar para perto de 15 mil quando se abre a grande porta do palco para o exterior. O edifício é utilizado para atividades culturais nomeadamente grandiosos espetáculos musicais.

Credits: -alia-

Edifício Copan

O Copan é um dos projetos mais emblemáticos do também emblemático arquiteto Oscar Niemeyer. Este faz também parte dos projetos encomendados para o centenário da cidade em 1954. O edifício é um dos mais importantes da capital paulista e localiza-se num dos pontos mais movimentados do centro. Conhecido pela sua geometria sinuosa e linhas elegantes, tinha como conceito e inspiração o Rockefeller Center, de Nova York, condomínio que unia um grande centro comercial e de lazer a residências. Com 115m de altura este edifício residencial com cerca de dois mil residentes usufrui de uma área comercial no térreo com 72 lojas. É considerada a maior estrutura de concreto armado do Brasil.

Credits: -alia-

MASP

Bem no centro da Avenida Paulista encontra-se o Museu de Arte de São Paulo, um dos mais importantes espaços culturais do país. A sua arquitetura, da autoria de Lina Bo Bardi, é conhecida internacionalmente essencialmente pelo vermelho vibrante de alguns elementos da sua estrutura. A instituição é conhecida pela grandiosidade da sua coleção que vem sendo reunida há 60 anos, qualidade e diversidade (desde arte antiga até arte contemporânea) fazendo com que seja um museu de renome.

Credits: -alia-

Centro Cultural FIESP

Também na movimentada Avenida Paulista localiza-se o Centro Cultural Fiesp projetado pelo ícone da arquitetura modernista Paulo Mendes da Rocha. A denominação do centro cultural é Seguida do nome da antropóloga Ruth Cardoso que foi uma grande defensora da educação solidária no Brasil. Como um dos principais pontos culturais da cidade oferece uma intensa e diversificada programação cultural. O centro cultural é composto pela Galeria de Arte do Sesi, o Teatro do Sesi e o Espaço Mezanino. Nestes ambientes podemos assistir a espetáculos teatrais, de dança, shows, exibição de filmes, exposições artísticas e de caráter multimídia.

Credits: -alia-

SESC Pompéia

O edifício foi no passado uma antiga fábrica de tambores. Em 1982 foi convertido em um centro multiusos pela criatividade da arquiteta Lina Bo Bardi. Trata-se de uma reabilitação como centro de ócio onde os espaços foram pensados para que os cidadãos desfrutem e se encontrem. Na atualidade alberga uma dos pólos da organização que promove atividades educacionais e culturais por todo o país, SESC. Este, pelas suas características, tornou-se especialmente famoso e lá podemos encontrar vários workshops e galerias com exposições. Também podemos usufruir de instalações desportivas e áreas de lazer e restauração entre outros.

written by -alia- on 2013-04-08 in #world #locations #cidade #arq #arquitetura #auditorio-ibirapuera #masp #fiesp #sampa #sesc-pompeia #arte-e-cultura #sp #urbe #sao-paulo #lugar #espaco-urbano #copan

More Interesting Articles